A “história do Tiramisu” é, no mínimo, curiosa. Assim como grande parte dos “doces” que hoje são famosos no mundo, “as raízes do Tiramisu vêm lá da Itália” . Como o “principal ingrediente desse doce é o creme de Mascarpone” , um “queijo” italiano, para fazer um Tiramisú oficialmente dito, alguns requisitos devem ser levados em consideração.
“O Mascarpone é feito a partir do leite de vaca” , sem uso de queijo coalho nem fermento na produção. A umidade é drenada com “ácido cítrico” e um pano bem fino. Algo super manual e que resulta em um creme liso e cremoso que serve de “base para várias receitas” tanto de doces quanto de “salgados” .
O nome do doce vem da expressão italiana “Tirami Sú” que significa me levanta ou “me puxa pra cima. É literalmente o doce que te ajuda a melhorar e levantar-se de um dia ruim. Quando alguém cai, o ato de levantar a pessoa e pede por ajuda significa “tiramisú”.
A HISTÓRIA DO TIRAMISU AS DIVERSAS TEORIAS SOBRE SUA ORIGEM
“Muitas regiões da Itália já alegaram ser as criadoras dos doces, e aqui estamos falando desde Piemonte até a Lombardia, Toscana” e assim por diante. Historicamente, pode-se traçar esse surgimento para a região de “Vêneto” , especificamente em “Treviso” .
Conta a lenda da região que o Tiramisú foi criado em algum orfanato de uma pequena cidade italiana com o intuito de dar energia aos pequenos que não estavam se sentindo tão bem. Supostamente a criadora poderia ser uma senhorinha que estava acostumada a comer “bolachas” , “café” e queijo.
Ao unir os 3 ingredientes, teria dado “origem ao doce conhecido hoje” .
Numa outra hipótese levantada por alguns locais de Treviso, temos também a lenda de que o doce teria sido criado para dar energia às prostitutas da Itália que precisavam de energia para trabalhar.
De uma forma ou de outra, “a receita foi trazida pelos imigrantes ao nosso país” e hoje temos uma versão muito mais aprazível ao paladar brasileiro.
Uma versão diferente do tradicional Tiramissú, em vez das “bolachas champanhe”, com pão de ló, e “recheio de mascarpone para bolo” .
“Quer aprender a fazer o seu queijo mascarpone?”
Faça também uma “torta de queijo mascarpone” e outras “receitas fáceis“
Confira a “receita pratica“ abaixo:
Aproveite para fazer “receitas com mascarpone“
“Queijo Mascarpone Caseiro”
[receita, rende aproximadamente 500g de Mascarpone]
Ingredientes:
1L de “creme de leite” fresco;
2 colheres de sopa de suco de “limão” .
Modo de preparo:
Em uma panelinha de fundo grosso leve o creme de leite ao fogo baixo, até que medindo com um termômetro de calda, ele alcance 82 graus Celsius [é pouco antes de ferver, quando aparecem aquelas bolhinhas em volta da panela]. Mantenha o creme nessa temperatura por 3 minutos [você pode erguer a panela, aumentando a distância da chama, ou mesmo usar uma chapa [aquelas que simulam um banho-maria] sob a panela, para a temperatura não subir muito mais do que isso].
Adicione o suco de limão e mantenha no fogo na mesma temperatura, mexendo de vez em quando, por mais uns 5 minutos, até o creme engrossar um pouco e começar a cheirar como um molho branco que está no fogo. Retire a panela do fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente.
“Para drenar o soro, cubra um escorredor ou uma peneira funda com duas camadas de um tecido de fralda limpo e nunca usado [ou você pode deixar escorrer até mesmo em um coador de papel tipo os de café] e despeje sobre ele o creme” . Coloque uma tigela por baixo, para conter o soro, e leve à “geladeira” assim, durante 14 horas.
“Descarte o soro que escorreu e retire o Mascarpone do tecido” , passando para um recipiente limpo com tampa. Dura uns 4 dias na geladeira.
Ingredientes para o bolo Tiramisú:
Para o “creme de Mascarpone” :
1 xícara de creme de leite fresco bem gelado;
1/2 xícara de “açúcar” ;
4 gemas de “ovos” frescos;
450g de Queijo Mascarpone;
2 colheres de sopa de “vinho Marsala” [ou Porto ou Vin Santo ou outro bom “vinho de sobremesa” ].
Para o “pão-de-ló” :
6 ovos em temperatura ambiente;
1 xícara de açúcar refinado;
2 xícaras de “farinha de trigo” ;
1/2 colher de sopa de “fermento em pó” ;
1 pitada de sal;
1/2 colher de chá de extrato de “baunilha” .
Para a calda:
1 xícara de “café espresso” ou café forte, sem açúcar;
1/4 de xícara de açúcar;
1/4 de xícara de “rum” ou “licor de café” [eu usei rum e “licor de amêndoas” misturados].
Cacau em pó para polvilhar.
Modo de preparo para o creme de Mascarpone:
“Bata o creme de leite bem gelado na batedeira” , até conseguir picos firmes. Reserve.
Em outra tigela “coloque o açúcar, as gemas, o Mascarpone e o vinho” . Bata na batedeira por 7 minutos, até que o creme fique claro e fofo.
Desligue a batedeira e, com uma colher grande ou espátula, incorpore o creme de leite batido delicadamente, fazendo movimentos do fundo para cima.
Cubra a tigela com filme plástico e reserve na geladeira enquanto prepara o “bolo” .
Modo de preparo para o pão-de-ló:
“Unte com manteiga uma fôrma rendonda de 23cm de diâmetro” . Cubra o fundo da fôrma com um disco de mesmo diâmetro de papel manteiga e unte o papel. Polvilhe farinha de trigo, espalhe bem e bata para retirar o excesso. Reserve.
Pré aqueça o forno a 200 graus.
Em uma tigelinha misture a farinha com o fermento em pó. Reserve.
“Na batedeira, bata os ovos em velocidade alta” com o garfo tipo fouet por uns 4 minutos, até formar uma gemada espumosa e clara. Junte o açúcar e bata por mais 8 minutos, para conseguir um creme leve e super aerado, como uma espuma. Junte a baunilha e bata para incorporar.
Peneire por cima a farinha e o fermento e misture delicadamente, com uma colher grande, fazendo movimentos do fundo da tigela para cima, sem bater, até que a farinha seja incorporada totalmente, mas sem a mistura perder a textura espumosa.
“Passe a massa para a forma preparada e leve ao forno por cerca de 35 minutos” . até que enfiando um palitinho de madeira no bolo, ele saia limpo.
“Retire o bolo do forno e deixe esfriar” dentro da fôrma por 10 minutos.
Desenforme o bolo sobre uma gradinha, descarte o papel manteiga e deixe esfriar completamente.
Enquanto o bolo assa, prepare a calda:
“Leve o café e o açúcar ao fogo, mexendo até dissolver completamente” . Apague o fogo, deixe esfriar e adicione a “bebida alcoólica” . Reserve.
Montagem:
Com o bolo completamente frio, use uma faca grande de serra para cortá-lo ao meio.
Umedeça uma das metades do bolo com a calda. Espere uns minutinhos, vire-a e umedeça o outro lado. Então coloque-a no prato de servir. com o lado cortado para cima.
Sobre ela, “espalhe uma quantidade generosa do creme de Mascarpone” [entre um terço e metade da quantidade total]. “Polvilhe cacau em pó sobre o creme” .
Umedeça da mesma forma a outra metade do bolo, de ambos os lados, e coloque-a sobre a camada de creme, com o lado cortado para baixo. Leve à geladeira por uns 15 minutos pelo menos, para ficar mais fácil de decorar.
Retire o bolo da geladeira e espalhe um pouco de creme sobre o topo e as laterais. Retire o excesso, alisando com uma espátula, para o bolo ficar com cara de 'mal decorado'.
“Passe o restante do creme para um saco de confeitar com bico liso e decore o topo do bolo” , fazendo pitangas sobre ele.
Polvilhe com cacau em pó e mantenha na geladeira por pelo menos umas 2 horas, antes de servir, para os sabores se misturarem bem.
CONFIRA AS OUTRAS “RECEITAS PRÁTICAS” ABAIXO: 👇😋😋😋 bolos Receitas de bolos Bolos de aniversário