Tudo começou na américa latina
“O chocolate é um alimento derivado da amêndoa fermentada e torrada do cacau” . Consumido no mundo inteiro, é importante componente da “indústria alimentícia” , além de ter papel fundamental na economia de vários países do globo. Sua árvore é o “cacaueiro” , “planta típica de clima tropical, que encontra no Brasil um ambiente ideal para o seu cultivo” , em especial nas regiões do “Espírito Santo” e o sul da “Bahia” , em “Ilhéus” . “O Brasil é o maior produtor de chocolate da América Latina” e um dos maiores do mundo ao lado da “Costa do Marfim” , “Gana” e “Equador” . Segundo cientistas, “o lar original do cacau ficava nas florestas da região do rio Amazonas” , ou na região do “Orinoco” , na “Venezuela” . “Colombo“ teve a oportunidade de, durante sua quarta viagem à “América” , conhecer os “grãos de cacau” , mas não lhes deu atenção.
Os “relatos dão conta de que os primeiros a consumir chocolate” regularmente, por volta de 1500 a.C. foram os membros da civilização “Olmeca” , habitantes dos atuais “México” e “Guatemala” . Posteriormente, “Maias e Astecas povos da mesma área, desenvolvem o costume de beber chocolate” , produto considerado sagrado. “As sementes eram torradas e misturadas a iguarias” como por exemplo “pimenta” , uma base de “milho fermentado e especiarias” , resultando em um sabor bem diferente do que se conhece hoje. “Nas cerimônias religiosas, o cacau torrado era servido com especiarias e mel” .
O chocolate chega a Espanha
Ninguém sabe ao certo quando o “chocolate chegou a Espanha” . “A lenda diz que o explorador Hernán Cortés trouxe o chocolate para sua terra natal” em 1528.
Acredita-se que “Cortés tenha descoberto o chocolate durante uma expedição às Américas” . Quando buscava “ouro e riquezas” , encontrou uma “chávena de cacau” oferecida pelo “imperador Asteca” .
“Quando Cortés voltou para casa introduziu as sementes de cacau em Espanha” . Embora ainda servido como bebida, “o chocolate espanhol foi misturado com açúcar e mel para adoçar o seu sabor” naturalmente amargo.
O chocolate seduz a Europa
“Os espanhóis mantiveram o chocolate em segredo” durante muito tempo. Demorou quase um século até esta maravilha chegar à vizinha “França” e ao resto da “Europa” .
“Em 1615, o rei francês Luís XIII casou-se com Ana de Áustria” , filha do “rei espanhol Filipe” III. Para celebrar a união, trouxe “amostras de chocolate” até à “corte francesa” .
Seguindo o exemplo “francês” , rapidamente “o chocolate chegou à Grã-Bretanha” a “casas” de chocolate especiais. À medida que a tendência se espalhava pela Europa, “muitas nações começaram as suas próprias plantações de cacau” , em países ao longo do “Equador” .
“O chocolate rapidamente se tornou popular” entre os ricos e abastados. Mesmo os “monges católicos adoravam o chocolate” e bebiam-no para ajudar nas “práticas religiosas” .
É por meio do comércio realizado pelos “conquistadores espanhóis” que “o chocolate chega à Europa” , acabando por se difundir pelo mundo todo. No início, é considerado um “alimento especial por seu valor nutricional e energético” e somente mulheres, “sacerdotes” e “nobres” o consumiam em “cultos da Igreja“ Católica. Por volta de 1.700 a.C as "Casas de Chocolate" começaram a competir com as "Casas de Café" em “Londres” .
A “revolução do chocolate”
O “chocolate” permaneceu imensamente popular entre a “aristocracia europeia” . “Os Reis e as classes superiores consumiam o chocolate” devido aos seus benefícios para a “saúde” , bem como pelo “prazer” .
“O chocolate ainda era nesta altura produzido à mão” , o que queria dizer que era um processo lento e laborioso. Mas, com a “Revolução Industrial” quase a chegar, tudo estava prestes a mudar.
“A invenção de diversas máquinas torna possível a produção em massa” , além de fazer com que “os produtos ficassem mais baratos” . “O mesmo acontece com a indústria do chocolate” . Gradualmente, ”o cacau vai se popularizando” e se diversificando com a adição de outros ingredientes. Em 1828 o fabricante holandês “Conrad van Houtten descobriu um método de extrair a gordura dos grãos de cacau moídos” , e transformá-la em “manteiga de cacau” . O “hábito de comer chocolate em pedaços” só se tornaria popular 20 anos depois em 1847, quando uma firma inglesa, “Fry and Sons começou a produzir chocolate doce em barras” para comer (e não apenas “chocolate em pó para beber” ), misturando o cacau moído com manteiga de cacau e “açúcar” . “Na Suíça finalmente surge a mistura consagrada de chocolate” , leite e açúcar, “dando origem ao chocolate” como conhecido nos dias atuais. “receitas com chocolate” “Chocolate gourmet” “sobremesas de chocolate” “Receitas de chocolate” Mousse de chocolate torta mousse de chocolate
CONFIRA AS OUTRAS “RECEITAS PRÁTICAS” ABAIXO: 👇😋😋😋