A palavra “boteco” é diminutivo de “botequim”, que, por sua vez, tem a sua origem na palavra “botica”, “armazém onde se vendia de tudo um pouco no começo do século passado”. Os clientes iam para as boticas, faziam compras e aproveitavam para colocar a conversa em dia. Com o tempo, “os proprietários das boticas começaram a servir aos fregueses aperitivos junto com uma bebida” . Como muitos “bares” naquela época não eram tidos como locais para “homens de família”, as boticas eram uma alternativa e logo se transformaram em um “ponto de encontro, aonde os fregueses iam mesmo quando não precisavam abastecer suas despensas” .
O “Brasil” começava a se urbanizar e a se industrializar, e “os operários e operárias precisavam de uma comida rápida, barata e caseira, foram para o botequim”.
“Por isso é que o picadinho e o bife a cavalo, entre outros pratos, ficaram associados aos botecos”
Muitos “botecos guardam essa tradição até hoje, reunindo pessoas de todos os níveis sociais, criando uma tendência gastronômica regional, e também conhecido como buteco” .
O “buteco” é um lugar sem sobrenome, mas com muita “história” . Onde não há cor, porque é “colorido por natureza” . Onde “não existe nacionalidade” , mas todos falam a mesma língua. “Onde não tem preconceito, religião ou profissão” . Onde todos falam de tudo e de todos. “O buteco é um lugar onde se faz amizades” e se paquera. “O boteco é cultura e cumplicidade” .
“Comida di Buteco” é considerado o maior “evento gastronômico de Minas Gerais” e um dos maiores do “Brasil” . Foi criado em 1999 pelo gastrônomo Eduardo Maya e teve seu lançamento no ano de 2000 na cidade de “Belo Horizonte” .
“Todos os anos entre abril e maio é realizada a competição anual de bares” que serve de pretexto para visitar diversos “botecos de 20 cidades do Brasil” , durante um mês “em busca dos melhores petiscos” ou “tira-gostos” , como dizem os “mineiros” . Quase 500 botecos disputam em categorias como higiene, temperatura da bebida, atendimento e, principalmente, tira-gosto.
Os vencedores são decididos não só pelos jurados mas também por votação popular.
“Aperitivos” próprios de um boteco.
Nacionalmente conhecida como a "capital nacional do boteco", “existem em Belo Horizonte cerca de 12.000 estabelecimentos” , mais bares per capita do que qualquer outra grande cidade do Brasil. “A culinária mineira é uma atração concomitante que acompanha bem a cerveja” , o “chope” , o “vinho” ou a famosa “cachaça mineira” .
O Comida di Buteco extrapolou as fronteiras de “Minas Gerais” e aportou em outras cidades singulares, tais como: “Rio de Janeiro” , “Salvador” e “Goiânia” , além de três cidades relevantes no Interior de “São Paulo” que é o segundo maior mercado consumidor do Brasil. Depois se expandiu para São Paulo, capital, “Fortaleza” e chegou também à “região Norte” , através de “Belém” e “Manaus” e mesmo em Minas Gerais, ainda cresce, atingindo “Juiz de Fora” .
VEJA AS RECEITAS ABAIXO ⬇️