“Qual a origem do Ovomaltine?”
“O que é Ovomaltine?”
“Ovomaltine é uma bebida, originalmente Suíça” e criado pelo químico suíço George Wander em 1904, composta de “malte” , “cacau” , “leite” , e “ovos” . Pertencente ao grupo Associated British Foods.
“Porque o Ovomaltine se chama Ovomaltine?”
“O produto é conhecido como Ovomaltine em várias partes do mundo” . Na “Itália” é conhecido por “Ovomaltina” . Quando foi exportado para a “Inglaterra” em 1909, houve um erro no registro da sua marca, que o levou a ser registrado como “Ovaltine” .
“Inicialmente, o ovomaltine era vendido apenas em fármácias, o produto começou a ser comercializado em lojas da Suíça e, em 1909, passou a ser exportado para a Grã-Bretanha e, em 1915, para os Estados Unidos” .
“O Ovomaltine só chegou ao Brasil em 1940” . No começo da fabricação, um defeito nas máquinas fazia com que os flocos não se dissolvessem por completo. Entretanto, a diferença do original foi bem recebida pelos brasileiros e até hoje o país é o único a manter a crocância do produto.
“Boa parte da fama do Ovomaltine no Brasil se deve à comercialização, desde o final da década de 1980, de milkshakes feitos com o ingrediente” , por iniciativa do “fast-food” carioca “Bob’s” .
Com o sucesso do produto, a rede Bob’s renovou seu cardápio e ampliou “o uso do Ovomaltine para outros sorvetes e sobremesas, como o sundae” . Outras empresas de fast food, além do Bob's, também comercializam o produto, como o “Giraffa's” por exemplo.
“Em 2008, o Ovomaltine tipo suíço, sem açúcar, foi descontinuado no Brasil” . Entretanto, o produto foi reintroduzido no mercado brasileiro em meados da década de 2010. foi extent das prateleiras dos “supermercados” e “mercearias” brasileiros. O antigo e diferente Ovomaltine tipo suíço, que era uma opção para aqueles não queriam um achocolatado, foi substituído pelo “Ovomaltine chocolate fino” . No entanto, a versão mais popular no Brasil - “Ovomaltine flocos crocantes” , é responsável por 94% das vendas no país e continuou no mercado. Os flocos crocantes foram, na verdade, um erro de produção que acabou tendo grande aceitação ao paladar dos brasileiros.
Desde 2009 a rede de lanchonetes “Macdonald’s” comercializa sua linha de “sorvetes com confeitos“ “McFlurry , com chocolate e Ovomaltine“ . Em 2016, a empresa Bob's perdeu o direito de exclusividade de “apresentar a marca Ovomaltine em seus milk shakes e sorvetes” . Essa exclusividade foi então adquirida pela rede McDonald’s, mas o Bob's, assim como outras redes de fast-food, como Giraffas e “Burger King” , seguem empregando o “Ovomaltine como ingrediente de seus milkshakes e sorvetes” , que são vendidos com nomes como crocante e clássico.
Ingredientes:
Para o recheio de brigadeiro de Oreo:
1 lata de “leite condensado”
1 colher (sopa) de “manteiga”
1 colher (chá) de extrato de “baunilha”
1 pitada de “sal”
1 pacote de “oreo” picada (90 g)
2 colheres (sopa) de “creme de leite” fresco
Para a casca do ovo:
250 gramas de “chocolate meio amargo”
Brigadeiro de ovomaltine:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de “cacau em pó“
2 colheres (sopa) de “ovomaltine”
1 colher (sopa) de manteiga
1 pitada de sal
3/4 xícara (chá) de ovomaltine (para passar nos brigadeiros enrolados)
Para decorar:
“Creme de ovomaltine crocante”
Ovomaltine em pó
Modo de preparo do brigadeiro de oreo:
Em uma panela coloque todos os ingredientes, exceto o oreo.
Leve para “cozinhar” em fogo baixo mexendo sempre até desprender bem do fundo da panela (ponto de “brigadeiro” de enrolar).
Adicione o creme de leite, misture bem e desligue o fogo.
Em seguida adicione as “bolachas” quebradas e mexa rapidamente apenas para misturar com o “brigadeiro de Oreo” , coloque em um prato, cubra com plástico filme em contato com o “doce” e espere esfriar.
Modo de preparo do brigadeiro de ovomaltine:
Em uma panela coloque todos os ingredientes e leve para cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre e assim que desprender do fundo da panela, continue cozinhando por mais 4 minutos.
Coloque o “brigadeiro de ovomaltine“em um prato untado com manteiga, cubra com plástico filme em contato com o doce e leve à geladeira.
Depois de bem gelados, unte as mãos com manteiga, enrole os brigadeiros e passe-os no ovomaltine.
“Uma dica para manter a crosta de ovomaltine” por mais tempo e passar duas vezes no pó, mas espere umedecer a primeira camada, depois passe de novo. Infelizmente não tem como não umedecer.
Preparo das cascas de chocolate:
Para esta “receita” foram usadas formas de tamanho 150 g, mas você pode fazer maior com tamanho de 250 g,
Derreta o chocolate em banho-maria.
Faça a temperagem do chocolate não derreter com facilidade.
Para aprender algumas, CLIQUE AQUI.
Eu uso formas que vem com uma parte de silicone, porque facilita muito o trabalho, basta colocar o chocolate derretido até a marca indicada, encaixar as outras partes e levar para endurecer na geladeira por 10 a 15 minutos.
Quando a casca do “ovo de Páscoa” de chocolate estiver pronta para desenformar, a forma fica opaca, o que indica que o chocolate já endureceu e soltou da forma.
Montagem do ovo:
“Espalhe um pouco de brigadeiro de oreo na casca de chocolate” , deixando o espaço de mais ou menos um dedo da borda.
Preencha o espaço com ovomaltine creme crocante, espalhe um pouco de ovomaltine em pó, “decore com os brigadeiros de ovomaltine enrolados e pedaços de oreo” .
Conserve na geladeira! Validade de 7 dias
VEJA AS RECEITAS ABAIXO ⬇️