Apaixonados por café são exigentes. Além de buscar grãos de qualidade, bem preparados e servidos corretamente, cada vez mais os consumidores esperam que uma boa cafeteria ofereça algo a mais em seu cardápio. E uma das tendências atuais que pode conquistar muitos clientes são as receitas de café com especiarias.
Em combinações sutis ou intensas, com especiarias mais conhecidas ou mais exóticas, essa é uma forma de oferecer ao cliente uma oportunidade de sair de rotina e provar novos sabores, sem precisar fazer grandes investimentos. Com esses toques inusitados, o paladar viaja para terras distantes e o café adquire nuances e profundidades que farão o bom apreciador voltar no dia seguinte.
Contudo é importante conhecer as propriedades de cada especiaria e saber como combinar seus sabores com o café para que o resultado seja agradável e equilibrado. Confira abaixo algumas dicas para explorar estes ingredientes e proporcionar aos seus clientes uma experiência nova a cada gole.
O que são especiarias
Especiarias são condimentos de origem vegetal utilizados na culinária para temperar ou conservar alimentos. Podem ser preparadas a partir de flores, frutos, sementes, cascas, caules ou raízes, e se destacam pelo sabor intenso e aroma forte.
Algumas são usadas na gastronomia há milhares de anos. A canela, por exemplo, era consumida no Egito há pelo menos 4.000 anos e, de tão valiosa, era frequentemente usada para presentear reis, rainhas e como oferendas a deuses.
Entre as especiarias mais conhecidas e utilizadas no Brasil estão a canela, o cravo, a pimenta-do-reino, a noz moscada, o cardamomo, o gengibre e a erva-doce.
Além do uso culinário, muitos desses condimentos possuem propriedades medicinais e terapêuticas, sendo também utilizados na preparação de cosméticos, perfumes e incensos.
Café com especiarias
Há diversas formas de enriquecer o café com especiarias diferentes, dando a ele novos sabores e aromas.
A primeira delas é adicionar o condimento ao grão do café e deixar que repousem juntos. Com o tempo, os sabores irão se combinar e resultar em uma bebida diferente. Outra maneira é misturar o ingrediente ao pó de café, com antecedência ou mesmo na hora de preparar a bebida. Como no método anterior, o café sairá coado já com um sabor especial.
O condimento pode também ser acrescentado à água durante a fervura ou ao açúcar — a combinação de açúcar com baunilha é a mais popular. Ou, por último, misturado ao café após o preparo em pequenas doses, para seu sabor não se sobressair.
Canela
A canela é velha conhecida do café no gosto dos brasileiros. A combinação da bebida quente ou gelada com uma pitada da especiaria é simples e capaz de agradar a diversos paladares, incluindo aqueles mais conservadores.
Além de perfumar a xícara de café do dia a dia, a canela potencializa as boas propriedades da bebida. Isso acontece porque ambos são alimentos termogênicos, ou seja, que aceleram o metabolismo. Então, quando combinados, criam uma pequena bomba de energia e aumentam o gasto calórico do corpo — por isso a mistura ganhou fama de aliado das dietas de emagrecimento.
O potencial da canela não para por aí. Ela também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, combate a diabetes, o colesterol ruim e regula os níveis de triglicérides.
Cardamomo
Nativo da Índia, o cardamomo possui sabor levemente picante e, misturado ao café, intensifica suas características. Essa mistura nasceu no Oriente, onde o cardamomo é usado há milhares de anos, e ainda hoje é bastante popular por lá.
Para preparar um café com cardamomo, acrescente grãos desse condimento ao pó de café na hora do preparo ou coloque um ou dois grãos na xícara junto com o café pronto. Você pode quebrar o grão para extrair dele o máximo de sabor, mas não exagere na quantidade para não deixar o café muito apimentado.
Do ponto de vista terapêutico, o cardamomo auxilia na digestão e ajuda a combater dores de estômago mau hálito e problemas respiratórios. Além disso, é considerado afrodisíaco.
Mas atenção: esta é atualmente uma das especiarias mais caras do mundo, junto com o açafrão.
Noz-moscada
A noz-moscada tem origem na Indonésia, mas hoje é cultivada em diversos lugares do mundo e é amplamente utilizada na gastronomia. Em pequenas quantidades, é usada para dar um leve toque de sabor em receitas como molhos derivados de leite, massas, sopas e doces.
A noz-moscada é muito marcante e uma pitada desse condimento faz o café atingir picos de sabor. Misturar um pouco dela no café moído ou acrescentar uma pequena quantidade no café pronto, antes de servir, pode conquistar os clientes mais abertos a novas experiências.
Outra sugestão é combinar essa especiaria a outras. No café, ela vai bem junto com canela ou com cravo. E, para uma bebida mais doce, ela dá um toque extravagante a um café com creme de avelã.
Rica em óleos essenciais, a noz-moscada age na circulação sanguínea, no aparelho gastrointestinal e no sistema nervoso, sendo apontada como aliado no tratamento de depressão e ansiedade.
Cravo
Diferentemente do cardamomo, o cravo da Índia é uma especiaria de baixo custo e bastante conhecida do brasileiro. Trata-se de um botão floral seco extremamente versátil, usado em receitas de doces e salgados.
Muito utilizado no preparo de chás, ele também harmoniza bem com o café, principalmente quando associado a outras especiarias. A combinação mais feliz é a de café com cravo e canela, que resulta em uma bebida reconfortante e com gosto familiar. Para preparar essa receita, acrescente os cravos na água que será usada para o café.
Outra possibilidade é a de associar cravo e gengibre, para fazer um café mais adstringente.
Para a saúde, o cravo oferece diversos benefícios. Potente antioxidante a anti-inflamatório, faz bem para a pele, para o sistema digestivo e a circulação.
Para fazer um café com especiarias não é necessário investir em equipamentos ou treinamento específico; basta um pouco de conhecimento e uma pitada de ousadia. Com essas receitas, sua cafeteria poderá conquistar novos clientes, consumidores atentos às novidades e abertos a provar sabores diferentes.
Separamos algumas receitas para você se deliciar.
PRIMEIRA RECEITA:
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de bebida vegetal de amêndoas ou castanhas sem açúcar
1⁄2 xícara (chá) de café
1 colher (sopa) de açúcar de coco
2 colheres (café) de gengibre em pó
1 colher (café) cardamomo em pó
2 colheres (café) de canela em pó
Modo de preparo:
Em um liquidificador ou com auxílio de um mixer, bata todos os ingredientes. Sirva em seguida
SEGUNDA RECEITA:
Ingredientes:
100 ml de café
20 ml de creme de leite
2 canelas em pau
2 cravos
25 ml de xarope de vanilla
30 ml de cognac
Chantilly a gosto
Açúcar a gosto
Grãos de café para decorar
1 colher (sopa) de chocolate em pó
Modo de Preparo
Numa leiteira, coloque café, açúcar, chocolate, creme de leite, canela, cravo, xarope de vanilla e cognac.
Aqueça na máquina de café e passe para a taça Irish Coffee.
Decore com chantilly, hortelã, café em grãos e cereja.
TERCEIRA RECEITA:
Ingredientes:
500 ml de água
1 pedaço pequeno de gengibre
1 pedaço de casca de limão
2 pedaços de canela em pau
3 cravos-da-índia
4 sementes de cardamomo esmagadas (opcional)
6 colheres (sopa) de pó de Café Pilão (120g)
Açúcar ou adoçante a gosto
Modo de preparo:
Ferva a água com todas as especiarias para obter uma infusão.
Deixe esfriar e depois coe.
Aqueça a infusão e prepare com ela o Café com Especiarias com a quantidade de Café Pilão indicada.
Adoce e sirva bem quente acompanhado com casca de limão.