A “pavlova é uma sobremesa em forma de bolo e a base de merengue” cujo nome é uma homenagem à “bailarina russa Anna Pavlova” . É crocante por fora e macio por dentro, sendo por vezes decorado com frutos em cima.
“Pavlova para ceia de Natal decorada com grãos de romã” .
A “sobremesa” foi inventada depois de uma “viagem de Anna Pavlova à Austrália e Nova Zelândia” e estes reivindicam a invenção da iguaria, o que é fonte de conflito de opiniões entre os dois países.
É uma “sobremesa muito popular” e tem uma grande importância na “gastronomia” dos dois “países da Oceania” , sendo muitas vezes servido em “festas tradicionais como o Natal” .
Ingredientes:
250 g de “açúcar“
175 g “claras de ovos” à temperatura ambiente
1 colher de chá de “açúcar de baunilha”
1 colher de chá de “vinagre de vinho branco” (alternativamente, “suco de limão” )
1 colher de chá de “amido de batata”
Para o recheio:
500 ml de “creme de leite fresco”
300 g de “morangos”
200 g de “framboesas”
200 g de “mirtilos”
1 “maracujá“
“açúcar de confeiteiro para polvilhar”
Modo de preparo:
“Para preparar o pavlova” , pré-aqueça o forno a 150 graus (estático) e “forre uma assadeira com papel manteiga” .
“Coloque as claras em uma tigela” e comece a bater até ficarem firmes. Quando eles começarem a ficar brancos e espumosos, despeje o açúcar com a peneira, continuando a bater.
Adicione também o açúcar de baunilha.
Quando forem batidos até ficarem firmes, “adicione o vinagre e o amido peneirado” .
Continue batendo até obter uma mistura firme e brilhante. As claras de ovos devem ser montadas de forma que nada aconteça quando a tigela estiver virada de cabeça para baixo!
Em seguida, transfira a mistura de “merengue” para a assadeira e distribua com a ajuda de uma “colher” para formar um disco de aprox. 24 cm de diâmetro. Crie um pequeno rebaixado no centro e passe com a colher ou “espátula” para cima ao longo de toda a borda, para alisar a parte externa.
Asse e abaixe imediatamente a temperatura para 120 graus. Deixe cozinhar por 1 hora e 40 minutos, sem abrir o “forno” . Em seguida, “desligue o forno e deixe o pavlova descansar” no forno desligado por algumas horas, ou mesmo durante a noite. Dessa forma, ele esfriará gradualmente, sem sujeitá-lo a uma mudança de temperatura do forno muito quente à temperatura ambiente, o que faria com que ele caísse um pouco no centro .
“Quando a sua pavlova esfriar, bata o creme” e preencha o entalhe criado.
“Lave e seque framboesas” , “mirtilos” e “morangos” e distribua-os no creme. Finalmente, com a ajuda de uma colher de chá, distribua as “sementes” do “maracujá” e “polvilhe com açúcar de confeiteiro” .
VEJA AS RECEITAS ABAIXO ⬇️