Existem diferentes versões para a “origem da bebida” . Entre as fontes acadêmicas, é consenso que a “caipirinha foi inventada no interior de São Paulo” , havendo, no entanto, divergências quanto à razão de sua origem e à região específica no estado de “São Paulo” em que ela teria surgido.
Segundo aponta o historiador “Luis Câmara Cascudo” , “a caipirinha foi criada por fazendeiros” latifundiários na região de “Piracicaba” , no Estado de São Paulo, durante o século XIX, como um “drinque” local para “festas e eventos” de “alto padrão” , sendo um reflexo da forte “cultura canavieiras” na região. A “caipirinha” , em seus primeiros dias, era vista como um substituto local de “boa qualidade” ao “uísque” e aos “vinhos importados” , sendo, a “bebida” , servida frequentemente em “coquetéis” de alta classe de “fazendeiros” , vendas de gado e eventos de grande notoriedade. Dessa origem de alta classe, “a caipirinha logo passou para o gosto popular” devido ao “baixo preço” de seus “ingredientes” , popularizando-se por todo o estado e se tornando a “bebida-símbolo” de São Paulo no século XIX. No início do século XX, na década de 1930, já era possível encontrá-la em outros estados, especialmente no “Rio de Janeiro” e “Minas Gerais” .
Em outra versão apresentada pelo IBRAC (Instituto Brasileiro da “Cachaça” ), a “história da caipirinha” começa por volta de 1918, no interior do estado de São Paulo. Nela, a caipirinha como conhecemos hoje teria sido criada a partir de uma “receita popular feita com limão” , “alho e mel” , indicada para os doentes da gripe espanhola . Como era bastante comum colocar um pouquinho de “álcool” em todo “remédio caseiro” , a fim de acelerar o efeito , “a cachaça era sempre usada” . "Até que, um dia, alguém resolveu tirar o alho e o mel. Depois, acrescentaram umas “colheres de açúcar para adoçar a bebida” . O “gelo” veio em seguida, para espantar o “calor", explica Carlos Lima, diretor-executivo do Ibrac ( “Instituto Brasileiro da Cachaça” ). Ainda segundo o mesmo, “a difusão da caipirinha para o restante do Brasil” teria se dado através da “semana de Arte Moderna” de 1922, em São Paulo: “a bebida teria ganhado grande popularidade entre os artistas” do evento como um “símbolo de brasilidade” , e os artistas a teriam introduzido em seus estados de origem ao final do “evento” .
Tal versão, embora não seja inteiramente coincidente com a do historiador Luis da Câmara Cascudo, condiz com a versão do acadêmico no que tange a sua “origem geográfica” e quanto ao período em que a mesma teria se difundido para o restante do “Brasil”, divergindo no entanto a data e a razão de surgimento da “bebida” .
Outra versão, citada em matéria do jornal paranaense “Gazeta do povo” , relata outra história, que coloca a “origem do coquetel” ainda mais para trás na linha do tempo, afirmando que “marinheiros” que passavam pelo Rio de Janeiro “adicionariam limão às doses de cachaça” que bebiam para evitar o escorbuto, e que teria sido uma questão de tempo até ser adicionado o açúcar. Tal referência, no entanto, não menciona quais historiadores ou acadêmicos defendem tal tese.
Outra versão ainda afirma que o nome "caipirinha" foi criado como uma homenagem à pintora Tarsila do Amaral, natural do interior de São Paulo. Segundo essa versão, “a pintora servia a bebida a pessoas que frequentavam sua casa em Paris” , antes da Semana de Arte Moderna de 1922.
Hoje temos os sabores da caipirinha envolvidos em um dos “doces” mais famosos do Brasil, o “brigadeiro” .
O que diria Tarsila sobre esta maravilha? Brigadeiro - caipirinha - receita como fazer brigadeiro Receitas de brigadeiro
VEJA AS RECEITAS DO BRIGADEIRO DE CAIPIRINHA ABAIXO ⬇️