Uns amam o “sorvete de chocolate” em tudo, outros preferem o de “morango” ou céu azul, aquele delicioso “sorvete de abacaxi” , ou mesmo “côco” queimado, mas “um dos sabores mais pedidos como acompanhamento é o sorvete de Creme” .
Mas, você já conhece a “história da criação desse sabor” ?
Estamos mergulhados na “história do sorvete e dos gelatos” e decidimos trazer a “história de criação do sorvete mais pedido como acompanhamento, o sorvete de creme” .
“Buontalenti é o nome de um creme criado no século XVI pelo arquiteto homônimo, e ainda hoje, o sorvete preferido dos florentinos” .
Em tempos remotos, narra-se que o habito de refrigerar algumas substancias “doces”, como “sucos obtidos com o sumo de frutas era comum aos povos babilônicos, egípcios, árabes e romanos” .
Conta-se ainda que quando os romanos ocuparam a “Grécia”, aprenderam o revolucionário modo de usar a neve e o gelo para a conservação dos “alimentos” e para gelar as “bebidas” .
Sobre o gênio criador desse sabor, “Bernardo Buontalenti” , ou seu nome de batismo “Bernardo delle Girandole” . Viveu nos anos de 1531 a 1608, considerado esse o período áureo do gelato.
Buontalenti era cenógrafo, arquiteto, paisagista, pintor, escultor, engenheiro militar e apaixonado pela “arte de cozinhar” . Ingressou ainda jovem no serviço dos Médici onde permaneceu por toda sua vida, sendo responsável pela realização dos mais suntuosos “banquetes dos Médici de Florença” .
Um de seus banquetes mais famosos, foi realizado provavelmente no dia 05 de outubro de 1600, no “Salão de Cinquecento” do Palazzo Vechio( Palácio Velho), sendo servidos 25 pratos frios e 30 pratos quentes, e um dos pratos foi a “criação do Mestre do Gelato conhecido então como Crema Fiorentina” ou atualmente “gelato Buontalenti”, uma mistura de leite, mel e gema de ovos (dizem que com um toque de vinho).
“Bernardo foi ícone da cultura Florentina” , sendo considerado um dos nomes mais importantes do Maneirismo. Estudou escultura com “Michelangelo”, pintura com “Salviati” e “Bronzino” , iluminura com “Giulio Clovio” e Arquitetura com “Vasari” tendo construído sua primeira obra e uma das mais importantes o “Palazzo di Bianca Cappello” em Florença em 1568 e fortificações como a Planta urbana de Livorno, Belvedere, o paisagismo do Parco de Pratolino e do Giardino de Boboli e a decoração do Palácio Pitti.
Participou da criação das muralhas nas cidades de Pistoia, Grosseto, Prato, Portoferraio e Nápoles.
“Bernardo Buontalenti deixou sua marca registrada no mundo através da cozinha por ter sido o inventor do gelato de Creme” , até hoje o mais consumido por italianos, florentinos e todo o mundo, além de ser pioneiro na invenção das máquinas para mistura de ingredientes na cozinha a uma temperatura quase congelante, tornando a especiaria original dando assim nome ao específico “Gelato Italiano”.
“O creme Buontalenti é mais conhecido na terra onde foi inventado, precisamente na Toscana” , onde ainda hoje é protagonista de um “sabor original” como o proposto pelo arquiteto.
Ingredientes:
220 g de “leite integral”
250 g de “natas”
1 colher de sopa de essência de “baunilha”
5 gemas de “ovo”
125 g de “açúcar”
1 colher de sopa de “mel“ de flor de laranjeira
1 colher de chá de “farinha” de semente de alfarroba
40 g de “macaroon“ esfarelados + aqueles para decorar
Modo de preparo:
O dia anterior. Numa panela aqueça o leite e as natas até à fervura.
Desligue e acrescente a colher de essência de baunilha.
“Bata as gemas com o açúcar até ficarem claras, acrescente a colher de sopa de mel e a colher de chá de farinha de sementes de alfarroba e misture bem com o creme de gemas” .
Despeje o leite com as natas sobre as natas das gemas e misture continuamente com um batedor para evitar que os ovos cozam e misture completamente os dois compostos.
Volte a colocar as natas no fogo baixo em banho-maria e leve a 83 ° C ou mexa com um batedor até à fervura. Desligue, cubra com filme plástico e deixe esfriar, depois leve à geladeira até o dia seguinte.
O próximo dia. “Despeje o creme na sorveteira refrigerada” e inicie de acordo com as instruções. “Pouco antes de o sorvete ficar pronto, esmague os macaroons“ com um rolo de macarrão até que fiquem reduzidos a um pó muito fino e coloque-os na sorveteira durante os últimos 5 minutos de creme.
“Coloque o sorvete em um recipiente de plástico ou metal e transfira para o freezer” por algumas horas. Retire cerca de dez minutos antes de servir e decore com outros biscoitos de amaretti esfarelados.
VEJA AS RECEITAS ABAIXO ⬇️